Como utilizar um formulário do Google Docs em seu blog | Academia CCNA

Como utilizar um formulário do Google Docs em seu blog

O Google Docs é mais uma ferramenta poderosa e grátis que o Google oferece e que pode ser extremamente útil para seu blog. Além de permitir a publicação de planilhas e apresentações, com o Google Docs você pode criar formulários para disponibilizar em seu blog. Com esse recurso você pode criar formulários de contato ou pesquisas para seus visitantes preencherem, tornando-o uma ferramenta importante para uso em seu blog. Leia neste artigo como tirar o melhor proveito dela.

 

Introdução

Já falei sobre o Google Docs no artigo Publicando Planilhas e Apresentações em seu Blog. Lá, o foco era mostrar como publicar planilhas ou apresentações de slides em seus artigos. Mas, o Google Docs oferece muito mais: neste artigo, mostrarei todo o poder dos formulários fornecidos pela ferramenta.

Uma aplicação interessante é a criação de um formulário de contato, para que seus visitantes entrem em contato com você. Outra ferramenta que permite essa mesma funcionalidade é o Wufoo, que mostrei no artigo Criando uma página de contato com o Wufoo. Particularmente, prefiro o Wufoo para esse propósito, mas o Google Docs é também uma opção interessante.

E onde os formulários do Google Docs mostram todo o seu poder é na criação de pesquisas: é possível criá-las contendo diversos tipos diferentes de componentes, permitindo interação total com seu visitante. As pesquisas são formas importantes para você conhecer seu público – o que é útil para a criação de seu mídia kit ou para o direcionamento de seus trabalhos.

Vamos às instruções!

1. Criando o seu formulário

O primeiro passo é acessar o Google Docs e criar o seu formulário.

1. Acesse http://docs.google.com e entre com seu usuário e senha de sua conta do Google, se forem solicitados.

2. Se for seu primeiro acesso ao serviço (ou se você não entra há algum tempo), é possível que seja exibida uma caixa como a abaixo. Você pode clicar em “Fechar” para que ela não seja mais exibida.
GoogleDocs01

3. Para criar um novo formulário, clique no botão “Criar” e escolha a opção “Formulário”.
GoogleDocs02

4. Você será levado para a área onde pode editar o formulário. O primeiro passo é preencher o título e as informações para quem for preenchê-lo, que ficam na área superior.
GoogleDocs03

5. Em seguida, você deve criar as perguntas que seu formulário terá. Note que, a cada uma delas, você deve definir as seguintes opções:

  • Título da pergunta – Será o texto mostrado antes da pergunta.
  • Texto de ajuda – Este texto aparece logo abaixo do título e deve ser utilizado para dar mais informações sobre a pergunta que está sendo realizada.
  • Tipo de pergunta – Esta opção define o tipo de resposta que será dada. No formulário mostrado aqui como exemplo, você verá uma pergunta de cada tipo, para saber qual tipo você deve escolher.
  • Tornar esta resposta obrigatória – Ao marcar esta opção, você indica que esta pergunta não pode ficar sem resposta.

GoogleDocs04

6. Para adicionar mais questões, basta clicar no botão “Adicionar item”, no canto superior direito da página.
GoogleDocs05

7. Quando finalizar a definição das perguntas, clique no botão “Concluído”. Você já terá uma pré-visualização de como seu formulário ficará.
GoogleDocs06

8. Com os botões que ficam na parte superior direita de cada pergunta, você tem alguns facilitadores:

  • Pode editar uma pergunta anterior, alterando qualquer item referente a ela.
  • Pode duplicar a pergunta, bastante útil no caso de perguntas semelhantes.
  • Pode excluir a pergunta, caso não a deseje mais.
  • Além disso, você pode também reposicionar as perguntas simplesmente arrastando-as para a nova posição desejada.

GoogleDocs07

9. Com o botão “Adicionar item”, no canto superior esquerdo da tela, você tem duas opções interessantes, além das perguntas:

  • Cabeçalho da seção – Interessante para fins de organização, permite que você divida as perguntas do seu formulário em diversas áreas, cada qual com seu cabeçalho. É útil para quando há muitas perguntas e diversas podem ser agrupadas num mesmo assunto. Todas as perguntas continuarão sendo exibidas em uma única página.
  • Quebra de página – Semelhante ao anterior, mas as perguntas da seção serão exibidas em uma próxima página. Esta página pode ser exibida quando o visitante terminar de responder as perguntas da página anterior ou ao escolher determinada opção em uma pergunta do tipo “Múltipla escolha”.

10. Quando finalizar o formulário, clique no botão “Salvar”, que fica no canto superior direito da tela. Para pré-visualizar o seu formulário recém criado, basta clicar no link existente no rodapé da página de criação.
GoogleDocs08

2. Alterando um formulário salvo

Uma vez salvo o seu formulário, a forma de visualizá-lo e editá-lo novamente não é tão simples. Ao entrar no Google Docs, você verá uma lista de seus documentos (planilhas, apresentações, documentos e formulários), similar à abaixo:
GoogleDocs12

Para editá-lo, você precisa primeiro clicar no nome dele, para ser levado à planilha com as respostas dadas até o momento.
GoogleDocs13

Você deve então clicar no menu “Formulário” e depois em “Editar formulário” para voltar à área de edição.
GoogleDocs14

3. Alterando o visual do seu formulário

Uma vez criado o seu formulário, você pode realizar alguns ajustes para melhorar a experiência que seus visitantes terão.

O primeiro deles é alterar o seu visual. Isso é feito clicando no botão “Tema”, que fica na parte superior esquerda da tela.
GoogleDocs09

Ao clicar nele, você verá uma galeria de temas do Google Docs e poderá escolher o modelo desejado. Basta clicar na opção desejada para visualizar como seu formulário ficará e clicar no botão “Aplicar” (também na parte superior esquerda da tela) para salvá-lo.

E quando quiser voltar ao tema original (o mais simples), basta clicar em “Plain Theme”, que fica no abaixo dos modelos disponíveis.
GoogleDocs10

4. Modificando a mensagem de confirmação

Você também pode alterar a mensagem que seu visitante verá após finalizar o preenchimento do seu formulário. A mensagem padrão exibida é a abaixo:
GoogleDocs11

Para alterá-la, você precisa clicar no menu “Mais ações” (canto superior direito da tela) e escolher “Editar confirmação”.
GoogleDocs15

Você verá uma tela onde poderá alterar a mensagem de confirmação. Você também poderá marcar a opção “Publicar resumo da resposta”, se desejar que o resumo das respostas dadas até o momento estejam disponíveis a quem responder (como em uma enquete). Ao final, clique no botão “Salvar”.
GoogleDocs16

5. Definindo opções de notificação

Como você percebeu no item 2, você pode visualizar as respostas recebidas no formato de uma planilha. Mas, você pode desejar ser avisado por e-mail a cada vez que alguém preencher o seu formulário (isso é muito importante se você utilizar o Google Docs para criar um formulário de contato).

Para fazer isso, você deve acessar o menu “Ferramentas” / “Regras de notificação”. Será aberta uma página similar à abaixo, onde você pode definir quando e como será avisado. Da forma como mostro, você receberá um e-mail a cada vez que alguém preencher o formulário.
GoogleDocs20

6. Disponibilizando o formulário aos seus visitantes

Há algumas formas diferentes para disponibilizar o formulário para que os interessados possam preenchê-lo.

1. Disponibilizar o link

A forma mais simples é você disponibilizar o link do formulário (aquele que fica no rodapé) para seus visitantes. Você pode colocá-lo em uma opção do menu do seu blog, em um gadget ou mesmo no decorrer de um artigo.

Como exemplo, clique neste link para abrir o formulário de testes que criei para este artigo.

2. Enviar o formulário por e-mail

O Google Docs oferece uma forma interessante para você enviar o formulário no corpo do e-mail para quem você desejar. Basta você clicar no botão “Enviar este formulário por e-mail” (na tela de edição, na área superior direita da tela) ou no menu “Formulário” / “Enviar formulário”, no grid com as respostas. Será aberta uma tela como a abaixo, onde você pode definir quem receberá o formulário e qual o título do e-mail.
GoogleDocs17

É uma forma eficiente para obter respostas, pois o visitante não precisa entrar em sua página. Mas, tome cuidado com essas opções: sem cuidado, ela pode facilmente se transformar em um spam e fazer com que você perca credibilidade com seus leitores.

3. Incorporar o formulário em uma página estática

Outra possibilidade interessante é você incorporar o formulário completo em uma página estática do seu blog. A grande vantagem desta forma é que o visitante continuará em seu blog ao preencher a página, o que diminui sua taxa de rejeição.

O primeiro passo é obter o código HTML que será incorporado à sua página. Ele pode ser conseguido de duas formas:

  • Clicando no botão “Mais ações” / “Incorporar”, se você estiver no modo de edição.
  • Ou clicando no menu “Formulário” / “Incorporar formulário em uma página da web”, se estiver visualizando as respostas.

Em ambos os casos, você verá uma caixa como a abaixo. Copie o código destacado, pois ele será utilizado no próximo passo.
GoogleDocs18

Crie agora uma página estática do tipo “Página em branco” em seu blog, como mostrei no artigo Como criar páginas estáticas no Blogger. No modo de edição HTML, cole o código copiado no item acima e clique no botão “Publicar”.
GoogleDocs19

Um ponto em que você deve tomar cuidado é com relação à largura do formulário. Por padrão, o código será criado com a largura de 760 pixels. Se a área onde você incorporá-lo tiver uma largura diferente, você deve alterar o ponto do código onde está width=”760″ para a largura desejada.

O resultado será similar ao que publiquei em http://www.gerenciandoblog.com.br/p/formulario-de-testes.html. Uma vez publicado, você pode divulgar o link de sua página com o formulário no menu do seu blog, por e-mail, em uma postagem ou da forma como for mais conveniente.

Conclusão

Você deve ter notado como o Google Docs é poderoso. A ferramenta apresenta um potencial enorme ao seu blog e cabe a você encontrar a melhor forma para utilizá-lo. O formulário de contato e a pesquisa são apenas algumas sugestões, mas você pode fazer ainda mais que isso. O melhor de tudo: isso não custará a você absolutamente nada.

E você, já conhecia o Google Docs? Faz algum uso diferente dele em seu blog? Compartilhe sua opinião com os demais deixando um comentário!

Adelson Smania Sobre o autor

está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, com colaborações eventuais em outros sites e blogs.


Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Random Posts

  • Agenda

    abril 2024
    S T Q Q S S D
    « ago    
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930