CCNA VOICE – Conceitos Básicos 01 – Introdução | Academia CCNA

CCNA VOICE – Conceitos Básicos 01 – Introdução

Sempre foi muito difícil encontrar materiais para estudo sobre Telefonia IP Cisco em português, e este foi um dos motivos para os fundadores do blog criarem esta página. Com esta mesma ideia, começamos neste post uma série onde iremos tentar abordar os conceitos básicos, a estrutura básica da arquitetura de Comunicações Unificadas da Cisco e dar um voo panorâmico sobre as tecnologias e soluções envolvidas.

Para alguns que frequentam o blog, que vem aqui em busca de informações avançadas e complexas, esta série de posts será pra você …. pra você indicar para aquele estagiário da sua área que está começando, e que infelizmente, pela correria do dia-a-dia, você não tem tempo suficiente para parar e explicar os conceitos e a arquitetura com calma e detalhes. Agora se você é este estagiário ou um iniciante nas soluções de telefonia Cisco, estes posts obviamente serão para vocês.

Nosso objetivo aqui não será abordar em detalhes todos os conceitos envolvidos, mas tentar trazer uma forma um pouco mais simples e didática para você que está iniciando sua carreira em Telefonia IP Cisco poder se preparar, aprender um pouco e identificar se realmente esta área é para você. Esperamos que este seja mais um auxilio à todo o conteúdo que já existe aqui no blog e venham acrescentar na sua formação.

Então, indicamos fortemente que você busque os materiais oficiais da Cisco para se aprofundar nos temas que serão discutidos aqui. Os livros oficiais da Cisco Press não são os únicos materiais existentes, mas a sua organização e detalhamento são muito bons e sua metodologia é  voltada também para as provas de certificações, então além de aprender e aprimorar seu conhecimento, você ainda pode se preparar para as provas. Abaixo segue o link de alguns materiais que você pode utilizar:

CCNA Voice

CCNP Voice

Esta área assim como qualquer outra área de TI exige muito esforço, dedicação e estudo, se você quer ser realmente um bom profissional e ter bons retornos na sua carreira, então, dê a largada em busca dos seus objetivos e só pare quando alcançar a Chegada!!!

Então sem mais delongas, vamos ao que interessa.

INTRODUÇÃO

Uma coisa muito importante a se dizer no primeiro momento é: Trabalhar com as soluções de telefonia IP da Cisco não é apenas trabalhar com telefones!!!

Como assim????  ……  Calma calma, vamos entender.

A Cisco, com o passar dos anos, foi criando uma solução completa e também complexa para unir as ferramentas que auxiliam nas comunicações que ocorrem dentro das corporações, entre os colaboradores, clientes e fornecedores . A idéia é trazer a maior parte destas tecnologias para debaixo da mesma arquitetura e administração. Isto significa que, a maioria das ferramentas de comunicação que já são utilizadas há muito tempo, mas de forma isolada, passaram a ser unificadas. Daí vem o termo:  “Comunicações Unificadas” (Unified Communication ou UC).

Sabemos que muitas corporações fazem ou faziam a sua comunicação interna e externa utilizando: emails (este não entra na brincadeira), telefones, fax, secretária eletrônica, ferramentas de chat, as mais recentes video conferências entre outros. A idéia da Cisco então, mais uma vez, é unificar todas estas ferramentas, fazendo com que o uso delas seja mais simples e fácil possível para o usuário final, criando uma estrutura que permita ao colaborador de uma empresa fazer seu trabalho da melhor forma, encontrando tudo o que ele precisa para se comunicar, em um só lugar. Esta abordagem também trás benefícios para nós administrarmos e gerenciarmos a infraestrutura de comunicação e colaboração, tornado nosso trabalho “um pouco” mais simples.

Sendo assim, seguindo por este caminho, você se tornará um profissional que poderá conhecer as várias soluções de UC oferecidas hoje pela Cisco, o que envolve o Comunications Manager ou CallManager (PABX IP), Cisco Unity (Servidor de voice mail), Cisco Presence (chat e status dos colaboradores),Telepresence (video conferência), Contact Center (URA e centrais de atendimento) e etc.

São muitas tecnologias e soluções e nem todas iremos abordar aqui, apesar de já termos inúmeros outros posts falando delas aqui no blog. Outra coisa importante, não espera-se que uma única pessoa seja um especialista em todas estas tecnologias (apesar de conhecermos pessoas que o são). Mas conhecer o básico sobre estas tecnologias e como elas se relacionam entre si é de suma importancia para você ser um bom profissional de Comunicações Unificadas e também ter um bom retorno do seu conhecimento ($$$).

Outra coisa importante, é ter um conhecimento em redes básico para intermediário, no nível do CCNA Routing e Switching. Cada vez mais a Cisco está  separando o foco das certificações entre as áreas de atuação, e hoje não é mais necessário ter o CCNA completo para partir para a carreira de Comunicações Unificadas, mas eu particularmente acredito que o conhecimento em roteamento e switching é imprescindível para que você seja um profissional mais completo.

TELEFONIA ONTEM – TELEFONIA HOJE

Muito bem, eu tinha dito sem mais delongas né, então vamos enfim a parte técnica.

Há alguns anos atrás, as companhias possuíam centrais telefônicas analógicas em suas filiais, conhecidas como PBX (sigla em inglês de Private BranchExchange ou ainda PABX para Private Automatic Branch Exchange). Estes eram sistemas que utilizavam hardware específico, e eram isolados entre si, cuja administração não era centralizada inicialmente. As centrais de cada filial se comunicavam através da PSTN, que é a rede pública de telefonia comutada (do inglês Public Switched Telephone Network). Está é a rede que você utiliza para ligar do telefone da sua casa para o telefone do seu namorado(a) ou amigo(a).

Cada funcionário possuía um telefone analógico, conectado a um cabo de par trançado, exatamente igual ao que a sua operadora de telefone entrega na sua casa, que era ligado ao PABX. Este tinha a inteligência de rotear as chamadas internas entre os telefones conectados a ele ou então para a PSTN, no caso de uma ligação externa.

PABX

Além de rotear as chamadas, o PABX era responsável por funções como: transferência de chamadas, chamada em espera, conferências com três ou mais telefones, re-chamada, e etc.

Este sistemas de telefonia foram evoluindo, se tornando digitais, sua administração foi sendo melhorada e novas tecnologias foram surgindo para aprimorar seu funcionamento. Foi então que surgiu a ideia do PABX IP, que nada mais é do que um servidor, que se comunica com os telefones via protocolo TCP/IP, executando o mesmo papel de um PABX. Estes servidores utilizam hardware comum a servidores, exatamente igual ao servidor de e-mail, de arquivos ou web da sua companhia. O PABX passa a ser não apenas digital, mas utilizar a já existente rede de dados para o seu funcionamento.

Uma das primeiras vantagens do PABX IP é que eles utilizam a mesma infraestrutura de cabos que são usadas pelos computadores (Ethernet), de forma compartilhada. Ou seja, seu telefone e seu computador passam a utilizar o mesmo cabo. Isso trás vantagens na administração e manutenção do cabeamento, além de, obviamente, economia nos custos com infraestrutura.

Uma das vantagens, e eu diria ser a principal, é que os telefones utilizam o protocolo TCP/IP para se comunicar com o PABX e com os demais telefones, protocolo este que já era e ainda é utilizado amplamente na comunicação de dados. Então o principal argumento para convencer um empresa a trocar seu sistema de PABX analógico por um baseado em IP é que a empresa não precisaria arcar com os custos de uma infraestrutura totalmente nova, pois seriam utilizados, como já dito, o mesmo cabeamento e praticamente os mesmos circuitos de comunicação entre as filiais para se implementar o PABX IP.

Além disso, a administração passa a ser centralizada, permitindo que mudanças ou novas instalações sejam realizadas de uma forma muito mais simples e rápida, além de trazer economia com a contratação de profissionais, visto que não é necessário mais um profissional de telefonia alocado em cada filial.

Outra vantagem é a redução de custos com as ligações, pois agora, as filiais passam a ser comunicar via telefone sem custos adicionais, utilizando a estrutura IP já existente. Além disso, os custos com as ligações interurbanas e até mesmo internacionais passam a ser reduzidas de forma considerável, visto que uma ligação trafega pela estrutura IP até a localidade de destino e lá, é roteada para a PSTN, sendo tarifada como uma ligação local. Esta prática é conhecida como TEHO (Tail-End Hop Off).

PABX IP

A Cisco chama o seu PABX IP de Cisco Unified Communication Manager, ou apenas CUCM. Entre os administradores mais antigos, ele ainda é chamado de CallManager, que era seu antigo nome.

CUCM é o elemento principal da arquitetura de Comunicações Unificadas,  à ele são acrescentados os demais serviços da arquitetura, como Voice-Mail, Chat, Presença, Contact Center, video conferência entre outros.

Para não estender demais o post, vamos parando por aqui. O objetivo aqui é introduzir o tema e a ideia de como iremos trabalhar.

Nos próximos posts, iremos entrar um pouco mais a fundo na arquitetura e conceitos de telefonia IP de forma genérica, conhecer como a Cisco implementa estes conceitos no Cisco Unified Communications Manager, como ele funciona, como ele se comunica com os telefones e as formas de implementação da sua solução.

Se você gostou do pouco que viu aqui, se gosta de desafios e busca uma área que continua crescendo, agregando novas tecnologias e é muito reconhecida financeiramente no mercado de tecnologia, então telefonia IP e Comunicações Unificadas da Cisco é pra você


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