Novo CCNA Voice – 640-461 | Academia CCNA

Novo CCNA Voice – 640-461

Bom, antes da mudança, nós tinhamos várias opções para conquistar o CCNA Voice. A primeira era ser aprovado na prova  IUC 640-460, a segunda era ser aprovado na prova CVoice 6.0 642-436, que além de te dar o Certificado CCNA Voice já era um passo dentro do conteúdo do antigo CCVP. Estas duas opções eram válidas até 28/02/2011. Para aqueles que conseguiram ser aprovados nestas provas até esta data, podem continuar sua carreira rumo ao novo CCNP Voice sem problemas, pois a aprovação nestas provas, ou em qualquer prova antiga do CCVP ainda continuam válidas, que foi o meu caso.

O conteúdo antigo do CCNA Voice 640-460 abrangia baicamente os seguintes temas:

  • Conceitos de redes Voice Over IP (protocolos de sinalização, qualidade de chamadas, codecs e etc);
  • Conceitos básicos sobre a arquitetura Unified Comunication;
  • Conceitos e implementação do Cisco Unified Comunication Express (CME);
  • Conceitos e implementação do Cisco Unity Express (CUE);
  • Conceitos e implementação do Cisco Unified Comunication 500 (UC500).

Para a nova versão da prova 640-461, alguns temas foram instintos, como o CUE e o UC500 e novo conteúdo foi adicionado:

  • Conceitos e implemetação básica do Cisco Unified Comunication Mananger (CUCM);
  • Conceitos e implementação do Cisco Unity Connection;
  • Conceitos e implementação do Cisco Unified Presence;
  • Técnicas básicas para Troubleshooting em redes VoIP.

Eu senti falta, neste novo conteúdo, do Cisco Unity Express, um produto de voice-mail que roda nos roteadores ISR da Cisco, que é o irmão mais novo do Unity Connection. Teoricamente, é o produto de voice-mail de entrada e esperava-se que estivesse presente na prova de entrada do segmento Voice, mas este tema será abordado posteriormente em uma das provas do CCNP Voice a CAPPS.

Pelo que eu entendi, e por declarações do próprio Jeremy Cioara, autor das duas versões do livro CCNA Voice, este novo conteúdo tem a intenção de fazer um vôo panorâmico sobre o conteúdo, conceitos e produtos abordados no CCNP Voice 8.0. Então hoje, a pessoa que começar os estudos para o CCNA Voice vai ter uma visão geral e básica dos produtos que a Cisco tem oferecido para a arquitetura Unified Communication, fazendo com que o profissional certificado no CCNA Voice 8.0 vá um pouco mais além do que o antigo CCNA Voice 6.0 podia ir.

Resumindo então, até 28/02/2011, poderiamos conquistar o CCVP fazendo apenas 5 provas, começando pelo Cvoice 6.0 e continuando na carreira do CCVP, mas agora, quem começar na carreira Unified Communication vai ter que ser aprovado em 6 provas para conquistar o CCNP Voice, pois a prova CVoice 8.0 não serve mais como pré-requisito pro CCNP Voice, algo que eu aprovo totalmente, pois pra mim, ter pulado o CCNA Voice e ter feito apenas o Cvoice significou um grande buraco no meu conhecimento hoje.

Sei que são muitas provas e muito trabalho a fazer, mas eu sempre busco pensar que um grande problema é resolvido mais facilmente quando o quebramos em pequenos problemas e nos dedicamos em resolver cada um por vez. E aí sem perceber, logo o problema maior já vai ter sido resolvido.

Então, para aqueles que estão começando, tenham  muita força de vontade e dedicação. Bons estudos.


Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Random Posts

  • Agenda

    abril 2024
    S T Q Q S S D
    « ago    
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930